O Secure Access Service Edge ou SASE promete convergir a conectividade e a segurança de aplicativos de rede, web, dados e nuvem, com entrega conjunta a partir da nuvem.
É um modelo emergente de arquitetura de segurança e redes, proposto pela primeira vez pelo Gartner em 2019, que procura consolidar capacidades de redes e segurança em um serviço unificado e nativo da nuvem, tornando mais fácil e viável para as organizações conectarem pessoas e escritórios com segurança em qualquer lugar. O SASE (pronuncia-se “sassy”) não é um produto: é um modelo de arquitetura ou conjunto de soluções que busca reformular a conectividade do perímetro de forma segura.
A necessidade do SASE surgiu a partir de demandas de convergência, aceleradas pela transformação digital, principalmente nos últimos 3 anos, onde o trabalho remoto, a jornada das organizações para a nuvem e o uso crescente de tecnologias definidas por software como SD-WAN ditaram os rumos.
Em resumo, o SASE é uma nova abordagem, projetada para ajudar os líderes de segurança e gestão de riscos a abordar as mudanças geradas pela transformação digital, oferecendo também uma forma de reduzir a complexidade dos ambientes, garantindo segurança e conectividade para as organizações.