Sites de comércio eletrônico fraudulentos

O comércio eletrônico veio para ficar. Somente em 2022, o setor de e-commerce brasileiro faturou mais de R$262 bilhões, cerca 1,6% acima do que o ano anterior.

Todo este sucesso também chama a atenção dos cibercriminosos, que se aproveitam da ingenuidade e falta de conhecimento de muitos usuários para aplicar golpes.

A todo momento, surgem novos sites de comércio eletrônico fraudulentos, que imitam sites de grande porte ou apelam para anúncios de produtos com preços muito inferiores aos praticados no mercado, por isso fique atento. Neste tipo de fraude, além do roubo de dados pessoais e financeiros, os criminosos também roubam seu dinheiro, ao aceitar pagamentos por produtos que nunca serão entregues. A fraude no comércio eletrônico é sofisticada e está em constante evolução, portanto todos devem redobrar os cuidados ao fazer uma compra online.

Mas como evitar o golpe?

Não utilize redes Wifi públicas, procure informações e referências sobre o site em que pretende fazer compras, sempre desconfie de preços muito baixos, localize o ícone do cadeado ao lado do endereço do site (clique no cadeado e confira se é seguro) e não clique em links que o levam diretamente ao site do produto que está pesquisando.

Caiu no golpe e não sabe o que fazer?

Verifique se o site na qual fez a compra ainda está ativo e faça um print da tela, faça uma cópia do boleto ou da forma de pagamento que utilizou no momento da compra e em posse destas informações procure uma Delegacia de Polícia e registre um boletim de ocorrência. Você também pode fazer isso através da Delegacia Eletrônica pelo https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia/fraude-e-estelionato/triagem-fraude-estelionato

Fique esperto e não seja mais uma vítima.

Post Tags :

cibercrime, cibercriminoso, crime digital, ecommerce, golpe

plugins premium WordPress
×