Sextorsão é a ameaça de se divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo – ou por vingança, ou humilhação ou para extorsão financeira. Muitas vezes, fotos ou gravações são feitas sem que a vítima perceba ou consinta.
Os criminosos geralmente buscam pessoas por meio de aplicativos de namoro, mídia social, webcams ou até mesmo invasão de contas e/ou dispositivos.
Como evitar o golpe?
Evite compartilhar fotos ou vídeos íntimos ou mesmo manter estes registros no seu celular (ele pode ser roubado e ser acessado), desconfie de pedidos de amizade de desconhecidos, evite participar de vídeos com desconhecidos e tenha sempre um antivírus no seu dispositivo.
Foi vítima e não sabe o que fazer?
Salve todas as conversas com o criminoso, se houve qualquer interação nas redes sociais, salve o nome e o link do perfil dele. Em caso de contato por telefone, faça uma relação com todos os números utilizados pelo criminoso, anote os dados de eventuais contas bancárias ou formas de pagamento que tenham sido enviadas pelo criminoso e em posse destas informações procure uma Delegacia de Polícia e registre um boletim de ocorrência. Você também pode fazer isso através da Delegacia Eletrônica pelo https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia/fraude-e-estelionato/triagem-fraude-estelionato