Campeão da América Latina: Brasil teve 23 bilhões de tentativas de ataques somente em 2023

No primeiro semestre, o Brasil liderou em quantidade de tentativas de ataques cibernéticos, totalizando 23 bilhões, conforme revela o relatório semestral do FortiGuard Labs, a divisão de pesquisa e inteligência de ameaças da Fortinet. O México seguiu em segundo lugar com 14 bilhões, seguido pela Venezuela com 10 bilhões, a Colômbia com 5 bilhões e o Chile com 4 bilhões. As estatísticas também indicam que a América Latina e o Caribe sofreram mais de 63 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos nesse período.

O FortiGuard Labs observou que a sofisticação das ferramentas utilizadas e a precisão dos ataques cibernéticos são insights essenciais extraídos dos recentes números. A carência de profissionais qualificados em segurança cibernética é um grande desafio enfrentado pelo setor em escala global, com impacto significativo, especialmente no Brasil. Frederico Tostes, country manager da Fortinet Brasil e vice-presidente de Cloud para América Latina e Canadá, ressaltou que uma abordagem estratégica para as organizações é a colaboração com empresas especializadas, que possuem equipes dedicadas capazes de otimizar operações, permitindo que os departamentos de TI concentrem-se em tarefas de maior relevância para a proteção dos negócios.

O relatório aponta que as empresas continuam adotando uma postura reativa devido à crescente sofisticação dos agentes maliciosos e ao aumento dos ataques direcionados. Derek Manky, estrategista-chefe de segurança e vice-presidente de inteligência global contra ameaças do FortiGuard Labs, enfatiza a necessidade de um esforço global para combater o cibercrime, destacando a importância de relações sólidas e confiáveis entre os setores público e privado. Além disso, ele enfatiza o investimento em soluções de segurança impulsionadas pela inteligência artificial, capazes de permitir às equipes de segurança coordenar a inteligência de ameaças em tempo real, abrangendo toda a organização. Diante do aumento das ameaças direcionadas, Manky enfatiza a importância de manter as equipes de segurança ativamente envolvidas.

Post Tags :

ataque cibernético, ciberataque, cibercrime, cibercriminoso, cibersecurity, Fortiguard, Fortinet, hacker, hackers

Pesquisar artigos

Siga-nos nas redes sociais

Tem alguma dúvida?

Gostaria de saber mais sobre algum assunto, fazer algum comentário, sugerir alguma pauta para desenvolvermos?

plugins premium WordPress
×