As casas inteligentes trazem vários tipos de ameaças à segurança.
A começar pelos dispositivos IoT, que por si só podem não ser seguros, pois muitos deles são lançados rapidamente no mercado e sua segurança pode não ter sido abordada adequadamente. Por exemplo, babás eletrônicas e câmeras de segurança foram hackeadas, que permitiram que os cibercriminosos vissem tudo dentro de uma casa.
Além disso, sua rede doméstica pode ser comprometida e quaisquer dados mantidos nessa rede podem ser acessados por um invasor. Um criminoso pode rastrear seus padrões de uso de vários dispositivos para saber quando você está fora de casa, por exemplo.
Muitos usuários controlam sua casa conectada por meio de um smartphone, o que o torna um banco de dados muito valioso para quem deseja invadir sua vida. Isso cria um alto risco se seu telefone for hackeado ou roubado, comprometendo suas informações privadas, incluindo e-mails, suas redes sociais e até mesmo suas contas bancárias. Garanta que a segurança da sua rede doméstica não seja comprometida por um único dispositivo IoT vulnerável.
Ninguém duvida das facilidades trazidas por uma casa inteligente, mas primeiro é preciso resolver possíveis problemas de segurança. Saiba como no final desta série de posts.