Sempre alertamos aqui sobre a variedade e quantidade imensa de golpes que são aplicados via Internet, por sites fraudulentos, redes sociais e aplicativos de mensagens como o Whatsapp e isso também é muito comentado em diversas mídias como TV, rádio, jornais etc.
Ainda assim, muita gente não consegue escapar e acaba vítima de um golpe de cibercriminosos. O que fazer neste caso?
A primeira coisa a fazer é bloquear cartões de crédito e débito, carteiras virtuais e demais serviços que possam estar expostos. Assim é possível evitar, por exemplo, ter o cartão clonado.
Informe a situação às instituições financeiras, para que elas também fiquem atentas a movimentações estranhas em seu nome. Lembre-se de trocar as senhas que podem ter vazado. Isso vale para senhas de e-mail, redes sociais, contas bancárias e de qualquer outro site ou serviço. Até mesmo senhas de Netflix ou Uber, por exemplo.
Em seguida é fundamental acionar a polícia. Procure uma delegacia e faça um boletim de ocorrência.
Você também pode registrar um Boletim de Ocorrência através da Delegacia Eletrônica pelo link https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia/fraude-e-estelionato/triagem-fraude-estelionato
Por fim, avise parentes e amigos. Suas informações podem ser usadas pelos cibercriminosos para entrar em contato com pessoas próximas, pedindo dinheiro. Se eles estiverem cientes, não correrão o risco de cair no golpe.