No post de Dia das Crianças, alertamos sobre alguns perigos que as crianças enfrentam quando estão na Internet como predadores cibernéticos e cyberbullying, agora vamos falar de outro risco: o roubo de identidade, que é o uso ilegal de informações pessoais de alguém para roubar dinheiro ou obter vantagens como capturar uma conta em uma plataforma de games.
Estas dicas podem ajudar as crianças a se protegerem desta ameaça:
- Se você tiver sua própria conta de e-mail, avise seus pais se você receber um e-mail que solicita suas informações pessoais. Alguns e-mails podem parecer oficiais, como se fossem enviados por um clube ou escola, mas podem ser um truque para obter suas informações pessoais. E-mails falsos geralmente parecem urgentes e pedem que você responda com suas informações privadas.
- Escolha um nome de usuário ou endereço de e-mail que não seja seu nome real para proteger sua identidade. Em vez de “Gabriel Ferreira”, por que não escolher “ReiDoLoL15”, por exemplo?
- Crie senhas fortes com oito caracteres ou mais que usem uma combinação de letras, números e símbolos. Não compartilhe suas senhas com ninguém.
- Pense antes de clicar – não abra e-mails de estranhos e não clique em links de sites desconhecidos.
- Use e verifique suas configurações de privacidade em sites de redes sociais como o Facebook e o Instagram.