A adoção crescente de multi-cloud, juntamente com a necessidade de proteger diferentes workloads e implantações, desde o código até a nuvem, levou as empresas a buscar uma solução unificada que pudesse consolidar diversas capacidades fragmentadas oferecidas por plataformas de Cloud Security Posture Management (CSPM), plataformas de proteção de workloads em nuvem (Cloud Workload Protection, CWP) e outras soluções de DevSecOps.
O Gartner define uma Cloud Native Application Protection Platform (CNAPP) como um “conjunto unificado e profundamente integrado de capacidades de segurança e conformidade projetadas para proteger aplicações nativas de nuvem durante o desenvolvimento e a produção”.
De acordo com uma pesquisa publicada pela Cloud Security Alliance (CSA) em agosto de 2023, 75% das organizações pesquisadas já implementaram ou planejam implementar CNAPPs em seus ambientes de nuvem. Embora o crescimento das CNAPPs esteja em evidência, ainda há muitas dúvidas sobre quais capacidades essenciais essa plataforma deve oferecer para atender às necessidades das organizações.
Nos próximos posts, falaremos mais sobre as capacidades de um CNAPP e o que ele pode (e deve) fazer para proteger a infraestrutura multi-cloud das empresas.