Ser vítima de um golpe no Whatsapp, onde a conta é invadida ou roubada pode deixar qualquer um revoltado ou frustrado, principalmente porque há muita informação pessoal e até financeira armazenada no histórico dos contatos. Mas o melhor é manter a calma. Se você teve seu celular clonado, siga esses passos:
1- Envie um e-mail para a plataforma do WhatsApp pelo e-mail:
support@whatsapp.com com o assunto “CONTA HACKEADA – DESATIVAÇÃO DE CONTA”. Siga as instruções e relate o ocorrido.
2- Reúna todo o material que tiver e procure a Delegacia de Polícia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência, ou registre o boletim através do site da Delegacia Eletrônica (https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home ) na opção OUTROS CRIMES.
3- Entre em contato com amigos e familiares da sua rede de contatos e peça para que excluam o número de telefone clonado, além de divulgarem para outros. É importante alertar o máximo de pessoas possível.
Quando você denuncia qualquer golpe, esquema ou cibercrime no WhatsApp, a denúncia é analisada por inteligência artificial e moderadores de conteúdo, o que gera aprendizado e isso evita que futuros golpes do mesmo tipo sejam aplicados, portanto denuncie sempre!