Carnaval: não estrague a festa por causa do celular

Carnaval começando e milhares de pessoas saem às ruas para curtir, pular, dançar e… perder o celular!

Segundo levantamento recente, mais de 116 mil celulares roubados em 2022 somente em São Paulo. No Carnaval a quantidade de roubos cresce exponencialmente, favorecido pela aglomeração de pessoas e o aumento da distração. Isso sem contar os que são perdidos acidentalmente entre um pulo e outro.

Antes de sair de casa, verifique se a tela de bloqueio do celular está protegida por senha, biometria ou padrão de gesto. Esta é a primeira linha de defesa para proteger a privacidade dos seus dados.

A próxima linha de defesa é a autenticação forte: habilite a verificação em 2 etapas em todos os aplicativos onde isso for possível como internet banking, redes sociais, aplicativos de mensagens e outros.

O que fazer se tiver um celular roubado ou perdido?
A primeira coisa é bloquear o aparelho e a linha. Para isso, você precisa ter em mãos o número de IMEI, que é como o CPF de cada aparelho, com 15 dígitos e ligar para a operadora. Este número pode ser obtido digitando-se *#06#. Anote este número e guarde-o em local seguro.

Além disso, apague os dados pessoais do celular remotamente com a ajuda de aplicativos como FindMyDevice, no Android, ou Find My iPhone, para aparelhos Apple.

Assim que possível, faça um Boletim de Ocorrência na delegacia para se proteger de possíveis atividades criminosas que possam ter sido desempenhadas com o aparelho e, por fim, acione a seguradora, caso tenha seguro no aparelho.

Post Tags :

Posts relacionados

plugins premium WordPress
×