Pesquisadores de segurança da Cybernews alertaram que um banco de dados contendo nada menos que 26 bilhões de registros de dados vazados foi descoberto. O vazamento de dados supermassivo, ou mãe de todas as violações (MOAB), como os pesquisadores se referem a ele, é provavelmente o maior encontrado até o momento.
O vazamento colossal contém dados de inúmeras violações anteriores, totalizando impressionantes 12 terabytes de informações, inclui dados de usuários do LinkedIn, Twitter, Weibo, Tencent e outras plataformas.
Embora os dados dessa última violação e descoberta de compilação de vazamentos ainda não tenham sido inseridos, você pode usar a ferramenta gratuita de verificação de vazamentos no CyberNews. Lá você encontrará eventos anteriores em que seu endereço de e-mail foi vazado, incluindo alguns dos serviços do banco de dados MOAB. Você também pode utilizar o serviço gratuito Have I Been Pwned.
O mais importante é não entrar em pânico. Se você mantiver uma boa higiene de credenciais, usando senhas fortes e exclusivas que não são reutilizadas em outros lugares, além de autenticação de dois fatores quando disponível, você deverá estar seguro. Se ainda não tiver feito, agora é um ótimo momento para começar.