Os sites e aplicativos de encontros não param de crescer mas, por trás de inocentes flertes ou cantadas descaradas, podem estar também os cibercriminosos que estão atrás do seu dinheiro e vão fazer de tudo para enganar, com a criação de perfis falsos cheio de fotos atraentes, diálogos quentes e muita malícia.
O golpe funciona quando o criminoso consegue ganhar confiança da vítima e passa a criar situações de apuro financeiro, gerando empatia e tentando conseguir transferências de dinheiro para resolver os supostos problemas que, de fato, não existem.
Existe ainda a modalidade em que os criminosos marcam encontros reais com as vítimas para sequestro e extorsão, o que é ainda mais grave e perigoso.
Como evitar o golpe?
Quando der um “match” com alguém, antes de expor detalhes privados e principalmente, financeiros sobre sua vida, procure conhecer melhor a pessoa, converse por telefone ou vídeo e não tenha pressa, os criminosos não podem perder tempo, então farão de tudo para lucrar rapidamente.
Se marcar um encontro presencial, que seja em um local público e em horários movimentados. Desconfie de pedidos de empréstimos e converse com familiares e amigos se desconfiar que se trata de um golpe.
Foi vítima e não sabe o que fazer?
Salve todas as conversas com o golpista, tire cópias de transações financeiras realizadas, anote dados de contas bancárias e fale com o gerente do banco para tentar bloquear o valor. Em posse destas informações procure uma Delegacia de Polícia e registre um boletim de ocorrência. Você também pode fazer isso através da Delegacia Eletrônica na opção Outros Crimes.