Infelizmente, o golpe do PIX é mais comum do que se imagina. Um pedido que parece urgente, vindo de um contato conhecido… É claro que queremos ajudar se estiver ao nosso alcance. E os cibercriminosos se aproveitam disso.
Se você foi vítima desse tipo de golpe, a perda financeira pode ser algo complicado de lidar, mas nem tudo está perdido. Siga os passos a seguir para tentar interromper o golpe antes que seja tarde demais:
1- Ligue imediatamente para a o seu banco e tente bloquear ou desfazer a transferência
2- Salve toda a conversa com o criminoso através de prints das mensagens trocadas, além do comprovante do PIX
3- Com as informações salvas, comprovantes e banco acionado a respeito do golpe, procure uma Delegacia de Polícia para registrar o boletim de ocorrência.
Uma vez que você se comunicou com todas as entidades relevantes sobre o crime, você precisa aguardar o processo de investigação, o que pode levar vários dias ou semanas. Se o criminoso for identificado, você pode entrar com uma ação civil para tentar reaver o dinheiro desviado.
E não custa nada relembrar: sempre que receber um pedido de ajuda financeira, por mais urgente que pareça, mantenha a calma e, antes de fazer qualquer transferência, ligue para a pessoa e confirme.